terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jorge Amado... Literatura, cinema e memória

Por: Hanna Dantas, Joaquim Castro e Thomas Pablo



Quem ousaria dizer que não reconhece a Bahia nas obras de Jorge Amado - seus personagens e sua forma esplêndida de descrever nossa terra, sem colocar o imaginário pra voar além...? Com os pés no chão e o pensamento fixo em nossa história e rotina, Jorge conseguiu transcrever a história de uma época muito importante.


JORGE, VERSOS, PROSAS, REVOLUÇÕES E MUITOS ROMANCES

vamos falar um pouco da trajetória literária e cinematográfica das obras desse grande escritor: 

Escrito quando Amado já era um autor consagrado, o livro enfoca o machismo e a opressão da mulher através da história da sensual Gabriela.





Um relato brutal do cotidiano de um grupo de menores abandonados em Salvador, o livro provocou polêmica na época de seu lançamento por sua narrativa franca.






Boa parte da obra de Amado se passa no sul da Bahia. Este livro é o que melhor retrata a economia do cacau, que enriqueceu a região no início do século 20.













JORGE NO CINEMA



No cinema, Jorge também se destaca, chegando a alcançar números pouco alcançados na história do cinema brasileiro:





Até a estreia de "Tropa de Elite 2", em 2011, a maior bilheteria da história do cinema brasileiro era uma adaptação de uma obra de Jorge Amado: "Dona Flor e Seus Dois Maridos", dirigida por Bruno Barreto em 1976.

Barreto ainda dirigiria, em 1983, uma versão de "Gabriela, Cravo e Canela". No papel principal, a mesma estrela de "Dona Flor", Sonia Braga. Ao lado dela, o astro italiano Marcello Mastroianni, no papel de Nacib.

Os recordes de bilheteria do longa provocaram uma febre de adaptações. Mas, nos últimos anos, seus livros voltaram a ganhar força na telona. Primeiro, com o ótimo "Quincas Berro d'Água" (2010), de Sérgio Machado. Depois, com o "Capitães da Areia" (2011) dirigido por Cecilia Amado, neta do escritor.
As melhores adaptações:

SUAS OBRAS CONTINUARAM SE ADAPTANDO...



Um bom trabalho de Nelson Pereira dos Santos, das obras-primas "Rio 40 Graus" e "Vidas Secas", com altas doses de sexualidade e sincretismo religioso.






"Tieta" (1989)

Uma das melhores novelas de Walter Avancini. Aqui, o humor dá o tom, em especial na presença da vilã Perpétua (Joana Fomm). Recentemente, saiu em DVD.










AMOR DE JORGE, TÃO AMADO... MORRE!


Mestre da literatura nacional e o principal difusor da tão afamada: “brasilidade”, companheiro inseparável da escritora Zélia Gattai (1916-2008), autora de Anarquistas Graças a Deus(1979), que o sucedeu na Academia Brasileira de Letras.

Pai de três filhos, o intelectual, escritor, poeta, jornalista, cronista, deputado federal, e estudioso da cultura popular, das religiões de matriz africana e do povo brasileiro estaria completando 100 anos de vida em 10 de agosto de 2012.


... MAS JAMAIS SERÁ ESQUECIDO!

Jorge Amado foi tema da escola de samba do Rio de Janeiro Imperatriz Leopoldinense. Tema do carnaval de Salvador e O país do Carnaval tema de camarote do circuito Barra-Ondina.

Mas não é só isso. Jorge ficará em nossas lembranças, nas esquinas de Salvador e de Ilhéus; nas belas interpretações adaptadas para  o cinema e dramaturgia, e também em nossas lembranças a cada folear de páginas de seus maravilhosos livros... SALVE JORGE... TÃO AMADO!

Assistam ao vídeo de Caetano Veloso Homenageando Jorge Amado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Por isso seja o mais colaborativo possível e evite, por gentileza, o uso de palavrões ou ofensas.
Som Di Track agradece!