terça-feira, 6 de novembro de 2012

Movimento DELTA9 lutando por nossas lindas praias da Cidade Baixa, Salvador - Bahia

Por: Joaquim Castro

Nossa linda orla marítima foi, e é: cantada, proseada, visitada e fotografada ao longo dos séculos, nesses mais de 500 anos de história. Mas esqueceu-se que existe vida marinha além da orla de Salvador! E muita vida...


E foi com essa consciência que um grupo de ativistas soteropolitanos criou o movimento DELTA 9 – D9: “Movimento de rua Delta9 que tem por objetivo transformar a praia de Roma – Cidade Baixa, Salvador, Bahia em um local para banho limpo, sem riscos para doenças e pele e conscientizado para questão ambiental e de saúde, vamos transformar um lugar que já é perfeito no seu visual, em um lugar valorizado, limpo, organizado e com atividades periódicas”, é assim que eles definem esse movimento.

Jéssica Lago tem 24 anos e é moradora local. Antenada nas demandas sociais e na luta por igualdade e senso comum, ela e seus amigos da Cidade Baixa decidiram montar o movimento, pois estão indignados com a falta de cuidado e higiene das praias.


Eles não lutam apenas em prol das praias, mas a intenção é de buscar também melhorias para pontos de cultura, lazer e locais históricos. “Queremos mudar a cara de nossas praias, incentivar a reciclagem, vamos grafitar os muros com mensagens de conscientização e espalhar lixeiras pelas praias, exigir um local para coleta de lixo decente, mexer nas areias, catar lixo, enfim, consciência geral de que nossa praia é um local vivo e que precisa ser cuidado”, disse Jéssica.

O D9 realizará um movimento de limpeza e conscientização na praia de Roma no próximo sábado, dia 10 de Novembro às 14hs. O local exato será na rua atrás do Abrigo D Pedro II. Todos estão convidados e vale a pena conferir e ajudar essa galera que luta por nossas praias.

Mais informações acessem a Fan Page do Movimento D9 no Facebook.

E de presente, aí vai uma das mais gostosas canções do nosso  eterno cantor Chico Sience: A Praieira: 


Um comentário:

  1. Maravilha....é de movimentos assim que Salvador precisa. De comunidade em comunidade as pessoas vão se movimentando e percebe que, unir forças, gera resultados. Se isso for construido e sustentado pelas comunidades, eu acredito que em algum momento a população vai acreditar que quem manda é o POVO. Espero que esse exercício se alastre pela cidade sob diversos aspectos. Parabéns Delta9 e parabéns Joaquim, por divulgar o que realmente interessa. Só podemos pesar em mudar algo maior, se tivermos a capacidade de mudar as coisas que estão ao alcançe de nossas mãos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso seja o mais colaborativo possível e evite, por gentileza, o uso de palavrões ou ofensas.
Som Di Track agradece!