sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Luiz Caldas e convidadas enchem de Luz o TCA no Outubro Rosa

Por Joaquim de Castro

Rebeca Matta, Alinne Rosa, Luiz Caldas Margareth Menezes, Kall Medrado e Carla Visi Juntos no palco do TCA
A noite de Salvador, na última quarta-feira 23/10, foi marcada por festa de muita emoção, boa música e conscientização a respeito do diagnóstico e prevenção do câncer de mama, e o protagonista do evento foi o músico Luiz Caldas que realizou o espetáculo Mulheres de Luz junto com as convidadas Alinne Rosa, Carla Visi, Kell Medrado, Margareth Menezes e Rebeca Matta.

O show foi promovido pelo Projeto Repartir, organização beneficente que desde 2007 atua na questão, como parte do movimento Outubro Rosa. Toda a arrecadação foi destinada ao Núcleo Assistencial a Pessoas Com Câncer (Naspec). Além de Luiz, o Teatro Castro Alves, local onde o espetáculo aconteceu, foi parceiro da iniciativa.

Alinne Rosa e Luiz Caldas 
Clássicos da música popular brasileira que carregam em suas letras o bem dizer às mulheres - Mulheres de Atenas  de Chico Buarque, Mulher Nova Bonita e Carinhosa, de Zé Ramalho, Dona, do grupo Roupa Nova, Paraíba, de Luiz Gonzaga, dentre outros sucessos - foram interpretados de forma suave. 

Luiz abriu o show cantando a Ave Maria e logo após algumas canções, Alinne Rosa subiu ao palco com uma leitura inovadora e dançante de Êxtase, de Guilherme Arantes. Já Kall Medrado interpretou Natural Woman da cantora americana Aretha Franklin, com uma inspiração que fez jus ao original.

Carla Visi e Luiz Caldas
Rebeca Matta, em um belo efeito de luzes, emergiu ao palco acompanhada de uma rosa gigante e cantou ao som de efeitos de sampler. Carla Visi, cheia de samba nos pés e uma alegria contagiante, trouxe o Conto de Areia de Clara Nunes.

Além dessas vozes, algumas apresentações instrumentais marcaram o evento. Clarinete e Pífano deram estilo e inovação ao show. O atabaque da percursionista Daniela Pena, que também usou chocalhos, deu um aspecto tribal ao espetáculo. Margareth Menezes deu seu show, quando Luiz, vestido de índio, tocou atabaques ao som da música Mãe Menininha.

Margareth Menezes agradecendo ao público - Foto Joaquim Castro
Luiz Caldas e todas as suas Mulheres de Luz encerraram o show com a música Maria, Maria, de Milton Nascimento. Ele agradeceu a presença do público, que em sua maioria eram mulheres, evidenciando a importância delas, desculpando-se por todos os sofrimentos que o pensamento masculino causou no decorrer da história. 

De forma poética, recitou o poema "A mulher, a Gênese" de autoria sua em parceria com Cesar Rasec, destacou a luta feminina por espaço na sociedade e frisou a importância da atitude frente ao câncer de mama e outras doenças que possam comprometer a saúde da mulher.

Luiz Caldas, convidadas e mulheres do Projeto Repartir  - Foto Joaquim Castro
Cada convidada deu seu depoimento sobre a sensação de ser mulher, e logo após, todos os cantores receberam buquês de rosas das integrantes do Projeto Repartir, todas elas mulheres comprometidas há muito tempo com a causa.

Para conhecer mais sobre o projeto Repartir acesse www.projetorepartir.wordpress.com e curta também a sua página no Facebook.

Clique AQUI e confira mais fotos do espetáculo Mulheres de Luz.

Som Di Track conversou com Alinne Rosa, Carla Visi, Rebeca Matta e com Luiz Caldas, confiram:





2 comentários:

  1. Muito interessante essa iniciativa, nada melhor do que a musica de bom gosto para atrair os olhares de todos em um evento focado na conscientização e prevenção do câncer de mama!

    Muito bom !

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!! Luiz Caldas é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores músicos que a Bahia já teve. Ao lado destas Divas, então... realmente momento mágico.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso seja o mais colaborativo possível e evite, por gentileza, o uso de palavrões ou ofensas.
Som Di Track agradece!