quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Banda Spectro em Tributo à Pink Floyd no Movimento Outubro Rosa Alterou o Clima de Salvador

A noite da última quarta-feira (09) foi marcada por variações no clima da cidade do Salvador. As fortes chuvas que caíram na cidade, para muitos, teve um motivo ímpar pra despencar aos montes. Estou falando do espetáculo que a Banda Spectro realizou em tributo à uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: PINK FLOYD.

O show, que começou às 21h, teve aproximadamente duas horas de duração e aconteceu no Teatro SESC Casa do Comércio, localizado na Av. Tancredo Neves, Região do Iguatemi, levou o público a uma viagem à década de 70 e 80, onde os pupilos de Cambridge - UK desenhavam os sentimentos e emoções de uma juventude que tinha o céu como limite. Os convidados: Arôldo Macedo, Márcio Messeder, Tuca Fernandes e Luiz Caldas fizeram parte desse show em prol do Movimento Outubro Rosa, realizado pelo Projeto Repartir em apoio ao Núcleo de Assistencial a Pessoas com Câncer – Naspec.

Banda Spectro, Arôldo Macedo (com instrumento) e Márcio Messeder à direita
Another Brick In The Wall, Dogs, Comfortably Numb, Breathe, Echoes, Shine On You Crazy Diamond, Young Lust dentre outras, foram tocadas com muita responsabilidade, precisão e estilo, pois, segundo Aloísio Messeder (Tecladista e Vocal), "a banda não toca cover, pelo contrário, se diverte e sente toda emoção inserida em todos os acordes e efeitos criados por Gilmour, Waters, Mason, Wright e Syd". Desta forma, tocar Pink Floyd junto com seus amigos: Maurício Chastinet (guitarra solo, vocais), Eduardo Gil (guitarra base, violão, vocais), Moacir Mallandro (baixo, vocais), Alex Canguçu (bateria), Júnior Sena (percussão e samplers), Ângela Moura e Juliana Bastos (backing vocals) é uma experiência que vai muito mais além de um simples (por mais que seja bem feito) cover.

Confira algumas fotos do show:








Tuca Fernandes incorporou toda a ousadia da década de 80, quando o Movimento Punk fazia a juventude ferver e revolucionar, tanto no estilo de se vestir, como nas ideias sociais. E junto com a banda, tocou Young Lust, que remonta claramente os sentimentos daquela época que até hoje se faz presente: “Será que tem alguma mulher nessa terra deserta que me faça sentir como um homem de verdade? Pegue esse refugiado do Rock And Roll, querida. Ohhh, Me liberte!”. A letra é clara, né?

Márcio Messeder cantou Have A Cigar. Um clássico da década de 70, que ilustra a tentativa do mercado e do capitalismo em barganhar jovens talentos e explorar seus dons sem ao menos saber o propósito de seus talentos: “Bem, sempre tive um profundo respeito, e estou tentando ser muito sincero. Eu realmente acho a banda simplesmente fantástica. A propósito qual de vocês é o Pink?”.

Luiz Caldas e Maurício Chastinet tocando Dogs
E o que falar da presença de Arôldo Macedo e Luiz Caldas? A genialidade que esses dois ícones da música baiana carregam foi capaz gerar o que hoje chamamos de Axé Músic, mas foi com o rock que embalava suas juventudes e nos solos de guitarra da época que tudo começou. Luiz Caldas e banda Spectro tocando Dogs foi um dos momentos mais marcantes da noite, e o jovem garoto Luizinho se sentiu um verdadeiro Rock Star, com um visual excelente, sempre representado por seus cabelos encaracolados e sua jaqueta de couro.

Banda Spectro e convidados juntos tocando Wish You Were Here
A noite terminou com todos no palco tocando Wish You Were Here, fazendo com que cada um pensasse em um velho e bom amigo distante ou que já tenha partido, e em como gostariam que ele estivesse ali, naquele momento: “Somos só duas almas perdidas nadando em um aquário ano após ano. Correndo no mesmo velho chão o quê encontramos? Os mesmos velhos medos... Queria que você estivesse aqui...”.

Som Di Track deseja estar presente nos próximos espetáculos da Banda Spectro, sentindo a magia e a nostalgia que Pink Floyd traduz.


Banda Spectro e convidados recebem buquês de rosas, entregues pelas mulheres do Projeto Repartir

O Projeto Repartir está de parabéns pela iniciativa, pois não trouxe apenas a satisfação de ouvirmos boa música tocada por excelentes músicos, nos deu também o prazer de ajudar e se sentir parte de um coletivo humano que, de alguma forma, ajuda outras pessoas na luta contra o Câncer.

Para conhecer mais sobre o Projeto Repartir, acesse a página no facebook. E se você ainda não conhece a banda Spectro, acesse www.bandaspectro.com.br e curta a página deles no facebook,

Assistam ao vídeo da música Shine On You Crazy Diamond e em breve Som Di Track postará as entrevistas feitas no show.


6 comentários:

  1. Parabéns por mais este trabalho. Parabéns pela visão cada vez mais clara e lúcida. parabéns pela cobertura. E parabéns pelo texto e imagens. O caminho é longo, mas os frutos são doces se continuar nessa perspectiva. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. eu tava tentando comentar uma paradinha bonitinha!

    EU QUERIA MUITO ESTAR NESSE SHOW! muito orgulhosa do meu mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, minha irmã...,

      Não faltarão oportunidades!!!

      Vamos marcar para curtir os próximos shows da banda e também marcar nossa roda de vióla, como a última em comemoração a sua primavera!

      Excluir
  3. Parabéns pelo trabalho com o blog Joaquim!
    Ótimo texto, imagens perfeitas!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Eis que surge um jovem talento no jornalismo baiano, parabéns Joaquim, ótima cobertura e belas palavras, até uma próxima oportunidade!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso seja o mais colaborativo possível e evite, por gentileza, o uso de palavrões ou ofensas.
Som Di Track agradece!